Dicas sobre alimentação do Pastor Alemão

A alimentação é a principal fonte de energia e vitalidade para os cães. Desde filhote o cão deve comer uma ração balanceada, em quantidades proporcionais para que ele mantenha o peso e o ganho de nutrientes ideais.

Quando adquirimos um filhote, devemos levar uma quantidade da ração com a qual o animal se alimentava. Caso haja intenção de mudar de marca de ração, devemos faze-lá de forma gradual, durante cinco a sete dias, para que o animal não tenha diarréia ou não aceite o novo alimento.  A quantidade ideal para um filhote vem informada na embalagem de cada ração, e esse alimento deve ser dividido em três a quatro porções, fornecidas ao longe do dia, até que o filhote complete seis meses.

Não forneça leite, pão ou outros tipos de alimentos humanos ao filhote. Isso prejudica a alimentação do cão, podendo causar diarréia, vômitos e uma absorção deficitária de nutrientes. O filhote passa por um processo de desmane controlado, estando totalmente adaptado a se alimentar com ração seca.

Devemos sempre fornecer uma ração de qualidade, com nutrientes balanceados o que evita gastos desnecessários com suplementos alimentares.  A ração que usamos e recomendamos é a Pro Plan (adulto e filhote), onde obtemos excelentes resultados de desenvolvimento e ganho de massa muscular.

Após o animal completar os seis meses, devemos manter a ração para filhotes, mas que pode ser fornecida duas vezes ao dia, dando preferência aos períodos mais frescos do dia.  Devemos manter um controle do peso do animal em sua fase de crescimento, o que ajuda a manter uma nutrição correta e com dosagens ideais de ração.   Em casos onde o animal esta com dificuldade de ganho de peso, podemos abrir mão do uso de suplementos vitamínicos e minerais, sempre com a recomendação e supervisão de um Médico Veterinário de sua escolha.

Alguns animais, principalmente na fase de crescimento, apresentam falta de apetite ou desinteresse pela alimentação.  Para evitar que o animal não ganhe peso adequadamente, devemos estimulá-lo a se alimentar. A realização de exercícios físicos todos os dias aumenta o metabolismo do animal, aumentando o seu apetite.  A troca de ração também pode estimular o animal a se alimentar, alterando a sua palatabilidade.

Devemos manter a alimentação para filhote até a idade entre 16 e 18 meses. Essa idade é quando o animal atinge sua formação completa, estando pronto para receber uma ração de manutenção.

A ração de manutenção (ração adulta) deve ser fornecida ao animal duas vezes ao dia. Nos casos onde o animal é alimentado apenas uma vez ao dia, NUNCA brinque ou jogue bola com o seu cão após a refeição. Isso pode ocasionar uma torção gástrica no animal devido ao excesso de comida no estômago, podendo levar o animal a óbito se não socorrido com rapidez.  Por isso sempre recomendamos a alimentação em duas etapas, mais segura e mais saudável para seu cão.

Mantenha sempre seu animal dentro do peso ideal, evitando excesso ou déficit de peso (Para saber o peso ideal do seu cão, consulte nossa tabela de pesos).  Animais acima do peso ou muito obesos podem apresentar distúrbios respiratórios, endócrinos, articulares, dificuldade de mobilidade, entre outros, além de apresentar sedentarismo, que pode acarretar em problemas cardíacos. 

A alimentação correta é um dos segredos par ter um Pastor Alemão com uma pelagem bonita e saudável, pois, a alimentação influencia diretamente na qualidade do pêlo dos cães.  


Tire suas dúvidas sobre cães entrando em contato conosco através do nosso e-mail, na seção “Fale Conosco” ou deixando suas dúvidas no nosso Fórum. Teremos o maior prazer em responder as suas questões.