Perguntas frequentes - Pastor Alemão

Você também pode tirar suas dúvidas sobre o Pastor Alemão entrando em contato conosco através do e-mail ou deixando sua pergunta no nosso FÓRUM. Cadastre-se já !!!

Qual a diferença entre o Pastor Alemão e as outras raças ?
O Pastor Alemão foi classificado como a terceira raça mais completa do mundo, ficando atrás apenas do boiadeiro Border Collie e do Labrador. Porém o Pastor Alemão tem uma vantagem acima desses cães, além de suas características de pastoreio, agilidade, fidelidade ao dono e extrema inteligência é um ótimo cão de guarda, o que as outras raças não apresentam.  Sobre as outras raças de cães de guarda como o Rottweiler e o Fila Brasileiro, o Pastor Alemão é um cão mais ágil, com maior facilidade de locomoção e cobertura de territórios mais extensos estando sempre em alerta.

O Pastor Alemão convive bem com crianças ?
Os Pastores Alemães são animais muito dóceis, quando próximo de seus proprietários. Essa raça se adapta muito fácil com crianças, se assim acostumado desde os primeiros meses de idade.  O cão se adapta muito bem as brincadeiras feitas pelas crianças, podendo manter um contato direto, sem que haja preocupações para os proprietários do cão e pais das crianças.

Com qual idade posso adquirir um filhote de Pastor Alemão ?
Recomenda-se que o filhote seja separado de sua mãe após os 50 dias de nascimento, desde que já esteja se alimentado de ração seca. Sempre se deve adquirir um animal de procedência, documentado e com a primeira dose da vacina V8, que combate as principais doenças virais como parvovirose, cinomose e parainfluenza que acometem com maior freqüência os cães na fase juvenil e uma dose de vermífugo. Para que tudo isso esteja feito e o animal possa se adaptar bem em seu novo lar recomenda-se que seja adquirido após os 60 dias de vida. Acesse na nossa seção “SAÙDE” e tenha maiores informações sobre vacinação e vermifugação.  Acesse também a seção especial “COMO COMPRAR”.

Meu filhote chora a noite toda, o que devo fazer ?
Normalmente os filhotes tendem a chorar bastante nos primeiros dias longe de suas mães. Para melhorar essa situação devemos brincar com o filhote durante o dia, para que ele gaste um pouco de sua energia e se sinta menos sozinho. Durante a noite pode-se fazer uso de garrafas pet, com água morna e colocá-las junto à cama do filhote, envoltas em toalhas. Desta maneira o animal se mantém aquecido, como se estivesse junto da mãe e seus irmãos, se sentindo mais confortável.  Veja maiores detalhes nas seções “SAÚDE” e “DICAS”.

Quando devo começar a treinar meu Pastor Alemão ?
O cão deve ser estimulado a demonstrar seus instintos desde pequeno. Se houver a intenção de levá-lo para exposições de beleza e estrutura, o filhote deve ser treinado a partir dos quatro meses de idade.  Caso o cão seja treinado apenas para obediência e guarda, o treinamento deve ter início aos seis meses de idade. O treinamento deve ser feito com tranqüilidade, respeitando o tempo de aprendizagem do cão. Normalmente um Pastor Alemão leva de cinco a seis meses para estar com seu treinamento de obediência e guarda completos.  Tenha mais informações acessando a nossa seção “ADESTRAMENTO”.

Com qual idade a fêmea apresenta seu primeiro cio ?
As fêmeas, de um modo geral, apresentam o primeiro cio entre os oito e doze meses, apesar de este prazo ser considerado normal entre seis e dezoito meses de idade. Essa variação pode ocorrer devido ao clima, alimentação, maturidade hormonal, entre outros.  Após a fêmea apresentar o seu primeiro cio, esse ciclo (chamado de ciclo estral) se repete a cada seis meses e normalmente a cadela cicla até os nove anos de idade.  Na seção “DICAS” você tira todas as suas duvidas sobre acasalamento.

Com qual idade posso realizar a castração do meu filhote ?
Quando adquirimos um filhote sem intenção de reproduzi-lo ou participar de exposições, deve-se optar pela castração, que diminui a incidência de infecção uterina, tumores de mama, prenhez indesejada, entre outros nas fêmeas e diminuição da demarcação de território, diminuição da excitação, entre outros nos machos.  A cirurgia eletiva para realização da castração pode ser realizada a partir dos quatro meses, tanto em fêmeas quanto em machos, preconizando que nas fêmeas a intervenção cirúrgica seja feita antes da puberdade (seis meses), o que diminui ainda mais o risco de doenças ligadas ao sistema reprodutivo (entre 0,5 e 3% de risco).  

Até que idade posso acasalar minha fêmea ?
Uma fêmea saudável pode acasalar até os sete anos de idade, sem que haja risco para a mãe ou para os filhotes durante a gestação e amamentação. Sempre se deve levar em consideração o estado geral da fêmea, apresentando o sistema cardiorespiratório saudável, sem afecções do sistema reprodutivo e que não tenha passado por mais de quatro cesarianas durante a vida reprodutiva. Essa idade pode variar conforme o estado geral da fêmea, que deve ser avaliado por um Médico Veterinário.  Acesse a seção “DICAS” e tenham maiores informações.

Quantos banhos posso dar no meu Pastor Alemão por semana ?
O Pastor Alemão é um cão que apresenta duas camadas de pêlo, tendo uma pelagem densa, devido as baixas temperaturas de sua região de origem.  Com isso, a sua pelagem deve ter uma atenção especial na hora do banho e no momento da secagem. Deve-se utilizar shampoo próprio para pelagem densa e o animal deve se seco com toalhas, retirando todo o excesso de água. Evite os banhos em dias muito frios ou chuvosos, pois a pelagem não irá secar de forma adequada.  Em épocas quentes o Pastor pode tomar até um banho por semana e no inverno recomenda-se um banho a cada 15 dias.  Obtenha mais informações na nossa seção “SAÚDE”.

Quais cuidados especiais tenho que ter com meu Pastor Alemão ?
O Pastor Alemão é um cão de pastoreio, robusto e rústico, sendo de fácil manejo. Sempre se deve manter água limpa e fresca ao alcance do animal, fornecer uma ração de boa qualidade, manter o local onde o cão vive limpo e livre de parasitos como carrapatos, pulgas, etc. Escovar a pelagem do animal pelo menos duas vezes por semana, o que diminui a queda de pêlos e mantém a pelagem brilhante e saudável. Dar um banho por semana, ou a cada duas semanas no inverno, com shampoo próprio para a raça. Manter o animal vacinado e vermifugado conforme orientação do Médico Veterinário de sua confiança.  Veja mais cuidados com seu animal na nossa seção “SAÚDE”

Estou em dúvida entre um macho ou fêmea, qual devo comprar ?
Sempre se deve optar entre macho ou fêmea dependo da necessidade do proprietário. Nos casos onde o animal vai ser utilizado para guarda e proteção, tanto o macho quanto a fêmea tem a mesma eficiência, apenas a fêmea levando uma pequena vantagem sobre o macho pelo seu maior instinto de proteção territorialista. Quando se quer um animal para reprodução, sempre se necessita das fêmeas como reprodutoras e não necessariamente se precisa de machos, pois se podem comprar os acasalamentos de padreadores reconhecidos no Brasil e no exterior.  Nos casos de animais para companhia, o proprietário deve se levar em conta o instinto do macho de demarcação de território e as ocorrências de cio nas fêmeas. Qualquer um desses dois fatores podem ser controlados com a castração eletiva.  Obtenha maiores informações na seção “COMO COMPRAR”.